Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Tania Maria é jazz: meu desconhecimento (justificado)

Ontem, como faço diariamente e muitas vezes por dia, entrei no Facebook para ver o que estava rolando, curtir, comentar, responder, etc. Um amigo de minha lista havia postado um vídeo e fui conferir. Surge, então, aquela mulher extraordinária, cheia de swing, pura musicalidade... Logo pensei, como é que nunca ouvi falar de Tania Maria? Aí, é claro, chamei o Google pra me socorrer. Li biografia, descobri que ela é maranhense, que nasceu no mesmo ano em que nasci (1948) e acabei caindo no blog Só Blônicas do maranhense Celijon Ramos

O blogueiro escrevera o texto "Tania Maria é jazz " Lá pelas tantas, tá lá :

"É paradoxal, mas o sucesso da artista deve-se em boa medida à truculência da polícia brasileira da ditadura que a xingou de prostituta, rasgou-lhe o documento de identificação de música e a conduziu no camburão, quando saía, após se apresentar numa boate no Rio, certamente, após horas de execução de sambajazz. Tinha então 22 anos, estava lactante e o trauma foi enorme."

Por conta disso, a artista foi embora do Brasil, fez sucesso na Europa e nos Estados Unidos mas aqui é pouco conhecida do grande público:  justificado meu desconhecimento.

Hoje é 31 de março de 2011,  47 anos do Golpe Militar de 64. Pra quem diz que a Ditadula não existiu...taí



Nenhum comentário: